© 2016-2019  Cerrado da Porta, Lda
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon

CAPICUA

VINHOS DELICIOSOS

A marca CAPICUA refere-se a vinhos doces, vocacionados para sobremesa. Criada originalmente para celebrar o nascimento das primeiras netas do proprietário da Quinta, a sua denominação tem a ver com a inesperada coincidência de serem gémeas "capicuas" e terem nascido numa data também capicua: 21022012, ou seja 21 de fevereiro de 2012. Mais tarde foi decidido alargar a marca a todos os vinhos de sobremesa produzidos na Quinta.
CAPICUA LICOROSO TINTO

Vinho produzido com 100% de uvas Touriga Nacional da vindima de 2012. Após desengace e esmagamento, o mosto em fermentação foi escorrido ao fim de 3 dias para cuba de inox, onde a fermentação foi interrompida pela adição de aguardente vínica de elevada qualidade. Estagiou durante 2 anos na cuba de inox, findo o qual foi engarrafado. Esteve mais 1 ano em garrafa, antes de iniciar a comercialização em outubro de 2015.

Vinho tinto de cor rubi clara, com aroma intenso a frutos vermelhos. Na boca revela-se doce, elegante, com delicada estrutura e sabor prolongado. Vinho de sobremesa, excelente para acompanhar queijos, chocolate e doces.

Ano de produção: 2012

Em comercialização: 2012

CAPICUA COLHEITA TARDIA

Vinho produzido exclusivamente com uvas Moscatel Graúdo. A colheita foi feita no dia 31 de outubro, várias semanas depois da data ideal de colheita, o que determinou desidratação e aumento da concentração de açúcar. Tendo o mês de outubro de 2016 tido um início húmido a que se seguiu um período de algum calor, criaram-se boas condições para o desenvolvimento de "podridão nobre" pela ação do fungo botrytis cinerea, que acrescentou sabor e distinção ao vinho assim produzido. Foi feita prensagem pneumática lenta de cachos, sem desengace nem esmagamento. O mosto fermentou durante cerca de 1 semana, quando o processo foi suspenso para manutenção de açucares. O estágio foi feito em cuba de inox, sendo o engarrafamento sido feito na primavera de 2019. 

Vinho de cor dourada, com aroma intenso. Na boca revela-se ligeiramente doce, elegante e com delicada estrutura. Vinho de sobremesa, excelente para acompanhar frutos secos.

Ano de produção: 2016

Em comercialização: 2016