TROVISCAL

CLÁSSICOS SEDUTORES

A marca TROVISCAL representa a gama de entrada dos vinhos da Quinta do Cerrado da Porta, sobretudo destinados a um publico jovem, embora exigente. Fácil de beber, as diversas edições têm características diferentes consoante o ano de vindima e a percentagem de castas que as constituem.
TROVISCAL BRANCO

Vinhos com base na casta Arinto, geralmente loteados com Chardonnay e/ou Moscatel Graúdo.

A vindima é feita mecanicamente e, após desengace e esmagamento, as uvas são submetidas a prensagem pneumática, lenta e com controlo preciso das condições de extracção do mosto. A fermentação é feita em cubas de inox, sem presença das películas e sob controlo térmico. Não é utilizada madeira. O engarrafamento é feito no início da primavera seguinte à da vindima.

São vinhos com cor citrina e reflexos esverdeados, com acentuado aroma frutado, por vezes floral se a casta Moscatel estiver presente. São sempre vinhos envolventes e persistentes, que denotam a frescura conferida pela casta Arinto. Excelentes para beber como aperitivo ou para acompanhar pratos de marisco e peixe.

Anos de produção: 2019, 2017, 2016, 2015

Em comercialização: 2017

TROVISCAL ROSADO

Na primeira edição deste vinho foi utilizado um lote de Touriga Nacional, Merlot e Syrah, resultando um vinho de cor rubi, aroma a especiarias e notável corpo e estrutura. Apesar desse óptimo resultado, procurou-se na edição seguinte modificar o perfil do vinho. Com 100% de Pinot Noir obteve-se um vinho de cor rosa, aroma floral, muito elegante e delicado. 

A vindima é feita mecanicamente e, após o desengace e esmagamento das uvas, faz-se uma prensagem suave, iniciando-se a fermentação em cubas de inox, com controlo térmico e sem presença das películas. O engarrafamento é feito na primavera seguinte à da vindima.

São vinhos excelentes como aperitivo ou para acompanhar marisco e sushi. Também podem ser bebidos a acompanhar carnes brancas.

Anos de produção: 2018, 2015

Em comercialização: 2018

TROVISCAL TINTO

Vinhos produzidos com base em Touriga Nacional, a que se associa Syrah, Merlot ou Pinot Noir em percentagens variáveis de ano para ano.

A vinificação das castas é feita separadamente, com desengace e esmagamento, seguido de curtimenta durante cerca de 10 dias, em cubas de inox, com controlo térmico e remontagens controladas automaticamente. O loteamento é feito após a fermentação das castas. O estágio dura 8 a 14 meses, uma parte em cuba de inox, outra em barricas de carvalho francês. 

São vinhos de cor granada, com reflexos violeta e aroma a frutos vermelhos. São encorpados e complexos, com estrutura harmoniosa e sabor prolongado. Particularmente interessantes para acompanhar carnes vermelhas grelhadas ou assadas no forno.

Anos de produção: 2017, 2016, 2013, 2012

Em comercialização: 2016

QCP TINTO, GRANDE RESERVA 2015

Vinho elaborado com uvas das castas Touriga Nacional (53%), Merlot (37%) e Syrah (10%).

A vinificação foi feita com curtimenta durante cerca de 15 dias, em cubas de inox, com controlo térmico e remontagens controladas automaticamente. Estagiou 14 meses em barricas novas de carvalho francês. O engarrafamento foi feito na primavera de 2017 e a comercialização foi iniciada em novembro desse ano. Foram produzidas apenas 1333 garrafas.

Muito elegante e com boa estrutura, é excelente para acompanhar carnes vermelhas, assados bem condimentados e queijos curados. Deve ser bebido entre 17 e 18ºC.

Anos de produção: 2015

Em comercialização: ESGOTADO

QCP BRANCO SECO, RESERVA 2016

Exclusivamente com uvas da casta Arinto da região de Sobral de Monte Agraço, onde a influência de ventos atlânticos impõe noites frescas, manhãs enovoadas e tardes ensolarados. A casta adequa-se muito bem a esse clima agreste, realçando a sua acidez típica.

A vindima foi feita em meados de setembro. Após desengace, esmagamento e prensagem pneumática das uvas, iniciou-se a fermentação com controlo térmico e sem presença das películas. O engarrafamento foi feito na primavera seguinte. Foram produzidas 5.300 garrafas.

É excelente para acompanhar marinadas e todos os pratos de peixe. Deve ser bebido entre 8 e 10ºC.

Anos de produção: 2016

Em comercialização: 2016

O nome TROVISCAL alude à vinha de onde proveem a maioria das uvas que constituem a marca, o Casal do Troviscal, terreno de cerca de 10 hectares, com uma pequena e velha casa de arrumos agrícolas, situado entre 200 e 250 metros de altitude e que antes da plantação da vinha estava completamente coberto por troviscos, plantas arbustivas (Daphne gnidium L) que costumam invadir terrenos baldios.

© 2016-2020  Cerrado da Porta, Lda
E-mail: geral@cerado-da-porta.pt   Telefone: 967007272
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest