© 2016-2019  Cerrado da Porta, Lda
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon

PERIPÉCIA

MONOCASTAS IRREVERENTES

A marca PERIPÉCIA representa a irreverência de três castas francesas de grande prestigio, cultivadas num clima bem diferente dos terroirs originais. A cerca de 18 quilómetros do mar, com noites frescas, manhãs enevoadas e tardes soalheiras, as vinhas estão a cerca de 250 metros de altitude, sujeitas à ação directa dos ventos atlânticos, o que determina condições óptimas para a cultura da Pinot Noir e da Chardonnay, as castas rainhas da fria Borgonha. Para a casta Merlot, originária da plana região de Bordéus, a nossa vinha encontra-se a cerca de 200 metros de altitude, numa encosta virada a sul, protegida da fresca nortada.
PERIPÉCIA PINOT NOIR

Com uvas 100% Pinot Noir, a vindima é habitualmente feita na ultima quinzena de agosto. A vinificação inicia-se com o desengace e esmagamento das uvas, seguido de cerca de 10 dias de curtimenta em cubas de inox de 10.000 litros, com controlo térmico e remontagens controladas automaticamente. O estágio é no mínimo de 2 anos, uma parte em inox, outra em barricas de 225 litros de carvalho francês. O engarrafamento é feito no 2º ou 3º inverno seguinte à vindima. 

Vinho tinto de cor rubi e aroma intenso, tem a delicadeza e a elegância típicas da casta. Excelente para acompanhar aperitivos, peixes carnudos, carnes brancas e pratos fumados. Deve ser consumido a 16-17ºC.

Anos de produção: 2017, 2015, 2013, 2012

Em comercialização: 2015

PERIPÉCIA CHARDONNAY

Com uvas 100% Chardonnay, quase sempre vindimadas em meados de agosto. Após desengace, esmagamento e prensagem pneumática das uvas, inicia-se a fermentação com controlo térmico e sem presença das películas. O estágio é feito exclusivamente em cubas de inox, sem recurso a madeira, durante 6 meses. O engarrafamento é feito no início da primavera seguinte.

Vinho com a cor amarela típica da casta, aroma intenso a frutos tropicais. Excelente para beber como aperitivo, acompanha muito bem ostras e peixe assado no forno. Deve ser consumido entre 12 e 14°C.

Anos de produção: 2018, 2017, 2015

Em comercialização: 2018

PERIPÉCIA MERLOT

Com uvas 100% Merlot. A vindima é feita em meados de setembro. A vinificação é feita sem desengace, com curtimenta durante cerca de 10 dias, em cubas de inox, com controlo térmico e remontagens controladas automaticamente. O estágio é de cerca de 1 ano, uma parte em cuba de inox, outra em barricas de 225 litros de carvalho francês. O engarrafamento é feito no 2º inverno após a vindima.

São vinhos de cor granada, com reflexos violeta e aroma floral. Vinhos encorpados e complexos, com estrutura harmoniosa e sabor prolongado. Particularmente interessantes para acompanhar queijos e carnes vermelhas grelhadas ou assadas no forno.

Anos de produção: 2018, 2017, 2016

Em comercialização: 2017