PERIPÉCIA

MONOCASTAS IRREVERENTES

A marca PERIPÉCIA representa a irreverência de três castas francesas de grande prestigio, cultivadas num clima bem diferente dos terroirs originais. A cerca de 18 quilómetros do mar, com noites frescas, manhãs enevoadas e tardes soalheiras, as vinhas estão a quase 300 metros de altitude, sujeitas à ação directa dos ventos atlânticos, o que determina condições óptimas para a cultura de Pinot Noir e de Chardonnay, as castas rainhas da fria Borgonha. A Merlot, originária da plana região de Bordéus, encontra-se numa vinha a uma altitude de cerca de 150 metros, numa encosta virada a sul, com boa exposição solar e protegida da fresca nortada.
Peripécia_Pinot_Noir_17_2x3.jpg
PERIPÉCIA PINOT NOIR

Com uvas 100% Pinot Noir, a vindima é habitualmente feita na ultima quinzena de agosto. A vinificação inicia-se com o desengace e esmagamento das uvas, seguido de cerca de 10 dias de curtimenta em cubas de inox de 10.000 litros, com controlo térmico e remontagens controladas automaticamente. O estágio é no mínimo de 2 anos, uma parte em inox, outra em barricas de 225 litros de carvalho francês. O engarrafamento é feito no 2º ou 3º inverno seguinte à vindima. 

Vinho tinto de cor rubi e aroma intenso, tem a delicadeza e a elegância típicas da casta. Excelente para acompanhar aperitivos, peixes carnudos, carnes brancas e pratos fumados. Deve ser consumido a 16-17ºC.

Anos de produção: 2018, 2017, 2015, 2013, 2012

Em comercialização: 2018

Peripécia_Chardonnay_19_2x3.jpg
PERIPÉCIA CHARDONNAY

Com uvas 100% Chardonnay, quase sempre vindimadas em meados de agosto. Após desengace, esmagamento e prensagem pneumática das uvas, inicia-se a fermentação com controlo térmico e sem presença das películas. O estágio é feito exclusivamente em cubas de inox, sem recurso a madeira, durante 6 meses. O engarrafamento é feito no início da primavera seguinte.

Vinho com a cor amarela típica da casta, aroma intenso a frutos tropicais. Excelente para beber como aperitivo, acompanha muito bem ostras e peixe assado no forno. Deve ser consumido entre 12 e 14°C.

Anos de produção: 2019, 2018, 2017, 2015

Em comercialização: 2019

Peripécia_Merlot_18_2x3.jpg
PERIPÉCIA MERLOT

Com uvas 100% Merlot. A vindima é feita em meados de setembro. A vinificação é feita sem desengace, com curtimenta durante cerca de 10 dias, em cubas de inox, com controlo térmico e remontagens controladas automaticamente. O estágio é de cerca de 1 ano, uma parte em cuba de inox, outra em barricas de 225 litros de carvalho francês. O engarrafamento é feito no 2º inverno após a vindima.

São vinhos de cor granada, com reflexos violeta e aroma floral. Vinhos encorpados e complexos, com estrutura harmoniosa e sabor prolongado. Particularmente interessantes para acompanhar queijos e carnes vermelhas grelhadas ou assadas no forno.

Anos de produção: 2018, 2017, 2016

Em comercialização: 2018

Edições Especiais

Peripécia_Blanc_de_Noir_16_2x3.jpg
PERIPÉCIA PINOT NOIR 2016 "BLANC DE NOIR" 

O primeiro vinho branco de uvas tintas produzido e certificado na Região Vinícola de Lisboa. Com uvas 100% Pinot Noir, a vindima foi feita no dia 26 de agosto de 2016, seguida imediatamente de desengace e prensagem muito suave das uvas, aproveitando-se exclusivamente a "lágrima" do mosto. A fermentação foi feita em lagar durante 8 dias, a 10ºC de temperatura. O estágio, em cuba de inox, durou mais de 3 anos, tendo o engarrafamento sido executado no outono de 2019.

Um vinho com cor ligeiramente acobreada e aroma floral. Vinho com untuosidade, acidez, corpo e estrutura. A evidente presença de taninos revela a sua origem tinta. Excelente para acompanhar pratos de bacalhau, peixe e fritos. Deve ser bebido a 12-14ºC.

Em comercialização: 2016

Peripécia_Chardonnay_19_2x3.jpg
PERIPÉCIA CHARDONNAY 2020 MAGNUM GRANDE RESERVA

Edição especial comemorativa dos 10 anos da fundação da empresa. Edição de apenas 666 garrafas Magnum (1,5 litros), numeradas. Com uvas Chardonnay vindimadas no final de agosto. Após desengace, esmagamento e prensagem suave das uvas, o mosto, sem películas, foi arrefecido a 10ºC para fermentação. Estagiou 6 meses em cuba de inox de 2.000 litros, sendo metade transferida para 2 barricas de carvalho francês de 500 litros cada, especificas para Chardonnay, importadas diretamente de uma das mais afamadas tanoarias da Borgonha. O estágio em madeira foi de 12 meses. O engarrafamento foi feito em março de 2022, iniciando a comercialização em maio do mesmo ano. 

Vinho com a cor amarela típica da casta, aroma intenso a baunilha e frutos tropicais. Vinho envolvente e muito elegante. Excelente como aperitivo e para acompanhar pratos de marisco e peixe. Deve ser consumido a cerca de 12°C.

Em comercialização: 2020